terça-feira, 14 de agosto de 2007

Hoje tem abertura de mais 3 exposições. No Memorial da Câmara dos vereadores de Salvador, tem Clóvis França com "Lugares de Afeto" e Roberto de Souza com "ECCE HOMO". No Museu da Misericórdia, Álvaro Villela com "A Natureza do homem no Raso da Catarina".

Abaixo segue mais informações sobre as exposições de hoje.


Exposição A natureza do homem no raso da catarina
Fotógrafo – Álvaro Vilela - Bahia
Museu da Misericórdia - Rua da Misericórdia, nº 6, Centro Histórico.

Abertura – 14 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 14 de Outubro


Com 48 imagens em preto-e-branco, o fotógrafo Álvaro Villela apresenta as suas fotografias do Raso da Catarina. A exposição intitulada A NATUREZA DO HOMEM NO RASO DA CATARINA.

Situado no extremo sertão da Bahia, o Raso da Catarina, lugar marcado pelos signos do cangaço de Lampião e do messianismo do Antonio Conselheiro é considerado uma das regiões mais áridas do país. Entre as touceiras espinhentas de facheiros e xiquexiques, a temperatura pelo dia nunca é inferior aos 40ºC. Até o lagarto Teiú, bicho afeito aos calores da região, se esconde nas sombras da umburana seca, ou se enterra na areia quente até encontrar um pouco de umidade, só saindo à noite, quando a temperatura, como em todo deserto, cai até cerca de 15ºC. No entanto, este local insólito é o paraíso dos índios Pankararé. Mestiços, enraizados entre negros e índios, o povo do Raso da Catarina é a expressão mais brasileira do que podemos legar entre ancestralidade e memória. Essa é uma região que guarda mais que belezas geográficas e bichos em extinção, é o último refúgio de um dos tesouros mais bem protegidos do sertão, uma riqueza que não reluz e não se toca: a memória ancestral do sertanejo.


Exposição Lugares de afeto e ECCE HOMO
Coletivo Fotográfico – Clovis França – São Paulo, Roberto de Souza – Bahia
Memorial da Câmara dos Vereadores de Salvador, Praça Municipal – Centro – Salvador


Abertura – 14 de Agosto :: Fechamento – 12 de Setembro


Clóvis França - Esta seleção de fotografias ‘Lugares de Afeto’, reúne imagens feitas entre 2000 e 2006, em diferentes lugares do mundo. São imagens que refletem, através de um olhar intimista, sobre o tempo vivido. Suas fotografias retratam a procura de territórios do sensível, estabelecem associações, evocam frases. Camas desarrumadas, quartos vazios ainda impregnados de acaso. Cabeceiras revelam sensações

subjetivas de espera e expectativa. Ausências. Encontros e desencontros que podem um qualquer dia acontecer. Portas e janelas abertas. Vestígios invisíveis de afeto.


Roberto de Souza - ECCE HOMO

Sim! Eu sei muito bem de onde venho!

Insaciável como chama no lenho

Eu me inflamo e me consumo.

Tudo que eu toco vira luz,

Tudo que eu deixo, carvão e fumo.

Chama eu sou, sem dúvida.

UM REINO POR UMA PALAVRA SENSATA!

FRIEDRICH NIETZSCHE

3 comentários:

Olivier disse...

I am so glad to see that Roberto is keeping the good work!
Olivier

Olivier disse...

J'ai vu aujourd'hui un film cubain 'La FabriK' sur un groupe de rap cubain et cela m'a fait penser à toi. Olivier

Unknown disse...

SOBRE O LIVRO : A NATUREZA DO HOMEM NO RASO DA CATARINA "Diz-se do Alvaro Villela"
CARA TU ES UM TREMENDO DESCARADO P I C A R E T A...NÃO SÓ PLAGIOU E COPIOU O TRABALHO DO ANTONIO AUGUSTO FONTES (Rio de Janeiro-Fotos publicadas em 1989)- COMO ATE O TEXTO DO CLAUDIO BUJUNGA FOI QUASE NA INTEGRA. TREMENDO 171 COM AQUELA DUPLA DE CEARENSES ARRIVISTAS COMO VOCE...SABE A DUPLA TIAGO E ISABEL (Tempo d’Imagem)...PICARETAS COMO VOCE..... O TEMPO FARA JUSTIÇA E AS COISA SERÃO NO SEU DEVIDO LUGAR. PICARETAS E PLAGIADORES SERÃO ESQUECIDOS E APAGADOS E SÓ OS AUTENTICOS COM UM VERDADEIRO TRABALHO CRIATIVO SOBREVIVERÃO AO TEMPO. CARA TE ESCONDE DE VERGONHA SE AINDA TENS ALGUMA. W. Braga- Fotografo em Miami, Florida