segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Estão abertas exposições no recôncavo baiano

Estão abertas para visitação pública mais quatro exposições fotográficas na região do recôncavo baiano. No centro Cultural Dannemann, em São Félix tem Valeira Simões, com a exposição “Varre Estrada” e Tereza Coelho e Kau Santana com “Venda a Venda”. Já em Cachoeira, na Galeria Pouso da Palavra, Fábio Abu e Marcelo Reis com a exposição “Bembé do Mercado”. As mostras irão até o dia 12 de Setembro. A entrada é gratuita.


A cidade histórica de São Félix participa do A Gosto da Fotografia com exposições de fotografia popular. Valéria Simões fotografou por quatro anos a rua do Varre Estrada. A exposição é resultado de uma experiência que, para ela “foi desafiante, na medida em que me fez debruçar, por um certo tempo, sobre um tema-narrativo, expressivo do fluir cotidiano dos moradores do lugar”. Para Valéria a exposição vai ser especial por mostrar a as imagens que captou da cidade para os seus moradores. “Este momento é de compartilhamento do meu olhar com os protagonistas do ensaio. Acho que, mais que quaisquer outras pessoas, os habitantes do local certamente se reconhecerão e se identificarão com a realidade recriada por mim”, acredita a fotógrafa.


Já Thereza Coelho e Kau Santana se contaminaram pela ludicidade da feira livre e registraram momentos que mostrarão na exposição coletiva. Para elas, a feira livre é um lugar de muitos sentidos. É espaço de venda, de subsistência. “Este lugar-convite atrai os fotógrafos, com suas cores e formas, com seus tipos humanos, com seus cheiros fortes que, intraduzíveis, se metamorfoseiam em imagens”, acredita Thereza. “Foi um momento para ver a venda e colocar o olhar à vista, como mais um feirante a mostrar o seu produto”, diz Kau.


Crianças da capital e Bembé do Mercado em Cachoeira


A Galeria Pouso da Palavra em Cachoeira recebe as obras do fotógrafo Fábio Abu e do diretor do festival, Marcelo Reis. Fábio dedica a exposição fotográfica às crianças, já que registra o jogo de futebol de meninos em um campo de barro atrás do prédio do fotógrafo, no bairro do Costa Azul. “Lembrei de minha infância, vivida no Bonfim e em Salinas das Margaridas, aonde e quando ainda se podia correr pelas ruas, brincar de esconde-esconde pelas esquinas, subindo em árvores”, recorda Fábio.


“Bembé do Mercado” trata da manifestação cultural que ocorre todo dia 13 de maio na cidade de Santo Amaro da Purificação, recôncavo da Bahia. A festa foi registrada em imagens pelo fotógrafo e diretor do A Gosto da Fotografia, Marcelo Reis. Marcelo fotografou a manifestação que é realizada em praça publica, as margens do rio Subaé e reúne mães e filhos de santos dos terreiros situados na importante cidade da Bahia “A festa acontece deste os primórdios quando o açúcar dominava a economia local e os escravos eram a principal mão de obra”, relata.


A exposição mostra um pouco da festa que remota da época da libertação dos escravos via Lei Áurea. “Conta-se que no ano em que a festa em comemoração a abolição da escravatura não foi realizada, a cidade foi inundada por uma grande enchente. Daí para cá, chova ou faça sol, todo dia 13 é dia de festa no Mercado do Bembé”, conta o fotógrafo que participou da festa em 2006. As exposições em Cachoeira estão abertas ao público até 12 de Setembro.

Nenhum comentário: