quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Hoje é o dia de Lucia Guanaes e Edgard Chaves

Hoje duas exposições entram em cartaz. Direto de Paris, Lucia Guanaes e sua exposição "Paranapiacaba" e o baiano Edgard Chaves com seu "Olhar Diferente".

Abaixo mais informações sobre as mostras que abrem hoje









Exposição Paranapiacaba
Fotógrafa
Lucia Guanaes – Paris
Galeria do Olhar - Avenida do Contorno – Pça dos Tupinambás, n° 2, Salvador.


Abertura – 23 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 23 de Setembro


Paranapiacaba significa em tupi-guarani ”lugar de onde se avista o mar “. No entanto, o fato é absolutamente inverificável, pois a cidedadezinha, situada na beira do planalto continental, a 50 km da cidade de São Paulo e a 800 metros de altitude, vive constantemente sob uma espessa neblina tropical…

Essa antiga vila ferroviária inglesa, fundada em 1856 pela São Paulo Railway Company, foi até meados do século XX a principal estação da linha de trem que ligava as zonas produtoras de café ao porto de Santos. No entanto, com o desenvolvimento da rede rodoviária, a cidade foi perdendo sua função econômica, e sendo gradualmente abandonada até se transformar num verdadeiro cemitério de trens.

Lucia Guanaes tentou captar sua atmosfera de mistério e abandono numa série inédita de imagens onde se advinha mais do que se vê alguma coisa. Ela nos imerge numa bruma de sonho onde nos encontramos subitamente sozinhos face ao vazio. A bruma sugere, mas também encobre e protege o acesso às outras dimensões.


Exposição Um olhar diferente
Fotógrafo – Edgard Chaves – Bahia
Galeria Pierre Verger – Biblioteca Pública dos Barris
Rua Carlos Gomes, 57 - Centro Salvador Bahia


Abertura – 23 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 23 de Setembro


Descobrir novas formas de ver a Bahia a partir de fotografias que enfatizam aspectos que fogem dos registros habituais. Este é o principal diferencial encontrado na exposição Outro Olhar, de Edgar Chaves, que acontece na Galeria Pierre Verger a partir da próxima quinta-feira, dia 23, às 19h. O evento é promovido pela Diretoria de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e integra o projeto Portas Abertas para as Artes Visuais.

Nascido em São Paulo em 1955, Edgar foi “adotado” pela Bahia, em 1970. Em 2004, realizou exposição na Universidade Católica, com fotos de Canudos entre os anos de 1984 e 2004. Professor de História desde 1980, Edgard Chaves considera-se “fotógrafo nas horas vagas”. Mas, nunca deixou de se dedicar a este trabalho, mesmo que paralelo às outras atividades. Segundo o artista, suas fotos sempre procuram mostrar aspectos menos explorados e trazem o diferente como característica peculiar. Até hoje, esse tem sido o tema principal de suas obras, além do registro em preto e branco que, segundo Edgard, representa 90% de todo o seu trabalho. “São vários anos, dezenas de filmes e centenas de fotos, normalmente, em preto e branco. Yin e Yang, assim como os contrários que se encontram. Fotografar em preto e branco é, nessas horas, olhar o mundo desse jeito”, esclarece o expositor.

Nenhum comentário: