quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Hoje tem exposições na Casa do Benin

Fotos sobre festas tradicionais brasileiras, sobre a fé do povo compõe o conjunto das exposições que ficam abertas à visitação pública em um dos principais centros culturais da cultura africana da Bahia, o Museu Casa do Benin, rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho. A abertura das exposições “A Tempestade de Bárbara” de Giovana Dantas e “Quem tem fé” de Márcio RM será hoje, 22/08, às 19h.

Co
nfira abaixo mais informações sobre as exposições que tem abertura hoje









Exposição A TEMPESTADE DE BÁRBARA
Fotógrafa – Giovana D
antas - Bahia
Casa do Benin - Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho – Salvador - Bahia

Abertura – 22 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 21 de Setembro


As fotos apresentadas neste trabalho não pretendem documentar fielmente a Festa de Santa Bárbara, mas criar um efeito de distanciamento, que nos carrega, a partir da fotografia, para múltiplas veredas de possibilidades de reconstrução simbólica deste evento. Qualquer técnica ou linguagem que seja híbrida, já possui em si expostas as condições de sua construção.


A mistura de materiais que compõem o trabalho aqui apresentado é uma metáfora da própria constituição sincrética da festa, mas também não deixa de ser uma reelaboração visual difusa, carregada de excessos, que nos remetem ao barroco. O real está miscigenado com as práticas de representação e seus discursos, e não há como entendê-lo fora de seus dispositivos. A experiência da realidade contemporânea se mostra absolutamente impura.


O contexto é familiar – a festa, mas o deslocamento aplicado à fotografia que registrou cada cena, através da superposição de procedimentos pictóricos e demais operações pós-fotográficas, realizadas sobre a superfície da imagem revelada, vai redirecionar o olhar do espectador. As imagens foram construídas a partir de superposição de procedimentos que envolvem fotografia, pintura, gravura e digitalização. www.giovanadantas.com.br


Exposição - Quem Tem Fé
Fotógrafo – Márcio RM - Rio de Janeiro
Casa do Benin - Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho - Salvador - Bahia


Abertura – 22 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 21 de Setembro


Marcio RM estará realizando sua trigésima segunda exposição individual, de nome Quem Tem Fé, que vai acontecer no Casa do Benin em Salvador (BA) no período de agosto de 2007. Será sua segunda individual na cidade de Salvador. Esta exposição tem 30 fotografias em preto e branco da Lavagem do Bonfim, em Salvador (BA).


Marcio RM
é fotógrafo profissional desde 1982, tem fotos veiculadas nas principais publicações brasileiras e trabalhou para as revistas Isto É e Veja e os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de empresas como a Petrobrás.


Ele vem há alguns anos se dedicando a elaboração e execução de projetos documentais. Cada projeto terá um livro de fotografias,com textos de pesquisadores e uma exposição de fotografias. Ele já participou de mais de 60 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Portugal e Japão).


Individualmente ele já realizou exposições no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Paraty, Teresópolis/RJ. Belém/PA, Aparecida/SP, Porto Alegre/RS, São Luís/MA, Brasília/DF , Aracaju/SE , Juiz de Fora/MG, São Félix e Salvador/BA.

Nenhum comentário: