sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Exposições de hoje fecham o A Gosto da Fotografia

“Era uma esperança bonita, mas dolorosa de se ver”, relata Chris Day, fotógrafa que registrou imagens da tragédia de 11 de Setembro, quando dois aviões derrubaram o World Trade Center em Nova York. Essas imagens foram reunidas e editadas pela fotógrafa em um livro e na exposição “11/09” que chega a Salvador, amanhã (31/08), com abertura marcada para as 19h, na Galeria do ACBEU, no Corredor da Vitória. A exposição, com entrada gratuita, encerra o A Gosto da Fotografia – III Festival Nacional de Fotografia, que reuniu exposições de diversos fotógrafos, conhecidos e novatos, durante todo o mês de agosto, em Salvador e mais 9 cidades do Interior da Bahia.


A realidade dos ataques do 11 de Setembro parecia surreal para a fo
tógrafa brasileira Chris Day. Porém, ela olhou o horror com outros olhos, o que resultou numa grande obra documental em que ela retrata, em preto-e-branco, o rosto das pessoas que estavam em Nova York no dia. ''Não queria mostrar escombros, vítimas, isso todo mundo estava vendo ao vivo, na TV. O que me chamou a atenção foram as pessoas. Não as que morreram, mas as que ficaram'', afirma Chris.


As imagens da fotógrafa também estão reunidas no livro ''11/9'', publicado pela editora DBA. O livro mostra como o nova-iorquino reagiu ao ser atacado. Do desespero e medo à reconstrução do orgulho e mesmo à busca por vingança. ''Não fui pautada. As imagens são resultado da minha emoção, sentindo que daquele dia em diante o mundo seria diferente'', diz a fotógrafa que vêm a Salvador para abrir a exposição homônima ao livro que encerra o A Gosto da Fotografia – III Festival Nacional de Fotografia.




A Leveza do Concreto
– A exposição “A leveza do Concreto” do fotógrafo Francisco Vieira fica aberta a partir de amanhã (31/08) no Espaço Castro Alves da Livraria Saraiva do Salvador Shopping. A mostra, também parte do A Gosto da Fotografia, traz o operário como tema central. As fotos destacam situações que acontecem no dia-a-dia de um canteiro de obra. “Nesse cenário aparentemente caótico, confuso e desordenado, percebi a presença de homens movidos por muita coragem, para os quais a determinação representa a própria linha da sobrevivência”, relata o fotógrafo. A exposição fica aberta a visitação pública até o dia 20 de Setembro.




Serviço – III A Gosto da Fotografia – Festival Nacional de Fotografia

Exposições

O quê - Exposição “11/09” de Chris Day.
Onde - ACBEU - Av. Sete de Setembro, 1883, Vitória.
Quando – de 31 de Agosto à 15 de Setembro
gratuito


O quê – Exposição “A Leveza do Concreto” de Francisco Vieira
Onde – Galeria Castro Alves da Livraria Saraiva - Avenida Tancredo Neves, S/N. Salvador Shopping.
Quando – de 31 de Agosto à 20 de Setembro

gratuito

Nenhum comentário: