quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Memórias, espaços e livros no lançamento da exposição da família Chambi



Passeio por um espaço em memória. Essa é a tônica da exposição Paisagens e Retratos de um século: Quatro Gerações Chambi, que abriu ontem (04/08), na galeria do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA - Goethe Institute), dentro da programação do A Gosto da Fotografia - IV Festival Nacional. Quem passou por lá pode perceber uma linha em comum na fotografia em época e gerações diferentes, começando pelas leituras visuais do grande mestre Chambi, em Cusco, no Peru.

Além da exposição, o público pôde conferir uma feira de livros instalada no espaço. Essa feira é uma parceria entre o A Gosto da Fotografia e a Galeria do livro. Com um stand só de livros de fotografia, a proposta da feira é atender as demandas de um público de fotógrafos iniciantes e chamar atenção pra publicação na área. Livros de técnicas de fotografia, autores estrangeiros e fotografias regionais é o que enche o tabuleiro das cores em palavras.


Leonardo Almeida, representante da Galeria, diz que a demanda existe, apesar de os livros ainda serem um pouco caros. Ele ressalta que a Galeria trabalha com editoras, tipo a Cosac e Naif, Prensa Oficial e Biblioteca Nacional que são raras nas livrarias baianas e que os livros que mais vendem são os relacionados a Pierre Verger. "Trouxemos pro A gosto da fotografia livros para todos os gostos dos fotografos. Temos um aqui que traz uma relação muito impressionante sobre a obra de Verger e Caribé. Pra nós é interessante estarmos aqui", diz.

A Galeria do Livro fica no Shopping Boulevard 161, no itaigara e também na Praia da Paciência, no Rio Vermelho.

Texto: Niltim Lopes. Fotos: Mário Neto

Nenhum comentário: