sábado, 2 de agosto de 2008

Aberta a temporada do A Gosto da Fotografia - IV Festival Nacional



Na noite da última sexta-feira (1º de agosto), na Galeria ACBEU, localizada no Corredor da Vitória, em Salvador, o A Gosto da Fotografia - IV Festival Nacional abriu alas para a fotografia mostrar aos baianos, até o dia 21 de setembro, toda a sua dança de subjetividade e o que ela transmite. Foi um momento tal qual a noite de carnaval do Rio de Janeiro retratada nas fotografias do fotógrafo Pablo Di Giulio em Retratos Calados, cuja exposição marcou o evento. A relação do alvoroço das luzes e dos sons com a introspecção momentânea é uma das notáveis mensagens de Di Giulio nesse trabalho.



E foi o que aconteceu durante o evento. Mesmo com a mistura de vozes e da alegria dos encontros, além do brilho, seja dos flashes ou das luzes da galeria, as pessoas, ou algumas delas, voltaram para si, aguçando a sua sensibilidade, quando, em frente à fotografia, tentavam desvendar a imagem ou apenas contemplar, em silêncio, as cores e as expressões.



Como em todo ano, a abertura do A Gosto da Fotografia reuniu fotógrafos baianos atuantes como Iraildes Mascarenhas, Lita Cerqueira, Lucia Guanaes e Márcio Lima, assim como representantes da área de cultura na Bahia como Carlota Gottschall, diretora do Programa Fazcultura do governo do estado e Rita Angulo, sócia da Editora Corrupio. Além da exposição Retratos Calados, também compôs a abertura do A Gosto deste ano, a feira de livros especializados, promovida pela Galeria do Livro. Segundo o fotógrafo e idealizador do festival Marcelo Reis, o evento, além de revelar talentos, possibilita que técnicas e linguagens fotográficas sejam absorvidas pelos visitantes. Para ele, antes do A Gosto da Fotografia, a Bahia nunca teve tantos artistas reunidos para discutir e contemplar a arte fotográfica. O A Gosto da Fotografia - IV Festival Nacional é uma realização da Casa da Photografia em parceira com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e curadoria do jornalista, escritor e roteirista Diógenes Moura.
A programação completa e mais informações sobre o A Gosto da Fotografia - IV Festival Nacional, veja em: http://www.agostodafotografia.com.br/


Texto: Flavia Vasconcelos. Fotos: Carol Garcia e Tito Casal

Nenhum comentário: