quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Confiram as aberturas das exposições de hoje!

16/08 é o dia de mais 3 exposições no A Gosto da Fotografia. No Espaço Rama Restaurante etsá a exposição "Transições" da fotógrafa Karla Brunet. Na Aliança Francesa tem Andrea Mendes com a mostra "Re-flexos, luz e sombras - Fotografia e Psicanálise". No Terreiro Ibá Oji Tundê, no Cabula 1, Carol Garcia e Denis Sena abrem a exposição "Vira-raça".

Confira abaixo mais informações das e
xposições que abrem hoje

Exposição Transições
Fotógrafa – Karla Brunet - Bahia
Espaço Rama Restaurante - Rua Lord Cochrane, 76, Barra Avenida


Abertura – 16 de Agosto :: Fechamento – 16 de Setembro

Transições é um projeto fotográfico de documentação cotidiana de uma fase de transição entre duas cidades, países, modos de vida, condição profissional, estado civil... É uma forma visual de fazer uma catarse nesta fase difícil. Fotografar as cidade de partidas e chegadas (foram algumas viagens de ida e volta) foi uma forma de descarregar as emoções desta etapa de transição.


As fotos foram feitas com duas câmeras lomography que cortam o fotograma em 4 partes, uma em tiras verticais e a outra em quadrados. Nestas
câmeras de plástico não existe visor, não se pode ver o que se está fotografando, somente se tem uma idéia pela direção para onde se posiciona a câmera. As fotografias ficam granuladas, saturadas, com ar nostálgico de filme velho. São fragmentos de uma realidade de mudanças, transtornos, rupturas.


Exposição “Re-flexos, luz e sombras -

Fotografia e Psicanálise”.
Fotógrafa
– Andrea Mendes – Rio de Janeiro
Aliança Francesa - Av. Sete de Setembro, 401, Ladeira da Barra.

Horários de visitação seg à sex 8:00 às 20:00 e sáb 8:00 às 19:00


Abertura – 16 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 11 de Setembro


Trabalhando exclusivamente com fotografia artística Andrea fotografa com câmeras analógicas e digitais; a série Re-flexos, luz e sombras foi realizada com câmera analógica de médio formato - Hasselblad 500 C/M.


A fotógrafa criou, desenvolveu e aperfeiçoou uma técnica especial utilizando uma caixa preta com iluminação artificial para produzir essas imagens, e nesse trabalho, que ela já desenvolve há cinco anos, Andrea une suas profissões: “A fotografia e a psicanálise a meu ver, estão muito próximas; percebo ambas as atividades como maneiras de observar, tentar decodificar, filtrar, capturar,
mostrar e reapresentar freqüências, emoções, imagens, que não estão a todo tempo óbvias e explícitas, através de novos ângulos, novas perspectivas e novas possibilidades.

O estudo da temperatura das cores, direcionado à fotografia, foi especialmente importante para mim, pois lembrou-me muito do inconsciente; porque as cores possuem temperaturas e freqüências nem todas visíveis ao homem, e mesmo assim elas existem, são ativas e aparecem na fotografia de muitas maneiras; “comportando-se”, neste sentido, de maneira semelhante ao inconsciente.


Os reflexos, as transferências para fora do que é nosso e se encontra na sombra para nós, mas aparece em nosso discurso em direção aos demais e ao que vemos, somos nós mesmos, refletidos em um espelho de luzes e de sombras; onde a sombra disfarça, camufla, e uma luz demasiado forte também pode confundir nossa visão...


Exposição Vira-Raça – abandono e sabedoria dos cachorros de rua
Fotógrafos – Carol Garcia e Denis Sena - Bahia
Terreiro Ibá Oji Tundê – Cabula 1


Abertura - 16 de Agosto :: Fechamento – 31 de Agosto


Nem todo cachorro é visto como amigo pelo homem. Nas ruas, em bandos ou sozinhos, os cães vira-latas são alvos de negligência e costumam ser até mesmo enxotados. Para mostrar esses cães numa perspectiva incomum, a exposição “Vira-Raça” estará no II Festival A Gosto da Photographia, no terreiro Ibá Ojí Tundê (bairro do Cabula I, Estrada das Barreiras, três pontos de ônibus após a Uneb), durante todo o mês de agosto. As fotos são do artista plástico Denis Sena e da jornalista Carol Garcia.


Vira-Raça traz uma abordagem documental dos cachorros, em imagens que revelam traços de seu comportamento, ressaltando características nem sempre percebidas. Sábios ou “bons malandros”, sobreviventes do asfalto, resistentes às variações entre sol, sereno e chuva. Seres que enfrentam desde as madrugadas dos vícios e crimes até as horas do ‘rush’, dos caóticos engarrafamentos.


Vira-lata, não! Vira-raça!!
É com essa idéia que Denis Sena e Carol Garcia desejam que as fotos cheguem aos espectadores do Festival. “Pois é com muita raça que os cachorros de rua dão a nós, seres sem nenhum pedigree, verdadeiras lições de sobrevivência”, escrevem os autores na apresentação do trabalho.

2 comentários:

flor de capim disse...

uhuu!
ja começou entaum?!

vou tentar catar tiaguin pra descer comigo :p
essa semana, de qquer forma, to indo no cabulão pegar um livro, e agora eu quero veeeeeer eu nao ir nas áreas de vcs, hein!
haaan!

E PQ NINGUEM ME CHAMOU PRO VERNISAGE?!!
quero uma boa explicação, namoraal!

bjos meus queridos
e suuuper sucesso mais uma vez pra vcs, tah!

Fabica-Faboca :)

Unknown disse...

a todos os participantes, nossos votos de brilhos, alegrias e mtos outros eventos como este;

à nossa querida Andrea Mendes, fotógrafa da alma, nosso abraço apertado e nossos corações.
Helena, Helmut, Joanna