quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O A Gosto da Fotografia - III Festival Nacional de Fotografia começa amanhã (02/08) com as exposições "Fotopintura" de Titus Riedl e a mostra audiovisual "Aristocrata Clube" de Jasmin Pinho e Asa Pinho, às 19 horas na Galeria do Acbeu - Av. Sete de Setembro, 1883, Vitória..

Segue abaixo um pequeno release dos eventos que lançam o festival

Exposição Fotopintura
Fotógrafo Titus Riedl - Ceará

Abertura – 2 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 25 de Agosto

As técnicas de retoque da imagem fotográfica e da pintura sobre fotografia, ou seja, o foto-retrato pintado, acompanham a arte fotográfica praticamente desde os seus inícios.


No Nordeste, o artifício da pintura manual exerce um curioso papel social, visto que o retoque permite a transformação, embelezamento e re-agrupamento da imagem. Freqüentemente, acontecem acréscimos de elementos de prestígio social, como paletó, gravata, jóias, uniforme, traje de noiva etc., que não fazem necessariamente parte da vestimenta e dos utensílios comuns da população carente, possibilitando ao cliente a obtenção de uma imagem que o perpetua em uma representação idealizada e que o coloca em condição isonômica para com a população mais abastada.


O comércio de foto-pinturas, ainda que nunca tenha sido regulamentado, abarca o trabalho de várias categorias profissionais, começando pelos fotógrafos fixos ou ambulantes, que tiravam (e tiram) fotografias em preto e branco, como os últimos profissionais Lambe-Lambe. Outros profissionais envolvidos são os vendedores ambulantes, no interior chamados bonequeiros, além disso, os puxadores de tela e os pintores.



Mostra Audiovisual “Aristocrata Clube”
Direção Jasmin Pinho e Aza Pinho – São Paulo

Abertura – 2 de Agosto \ 19h :: Fechamento – 25 de Agosto


Aristocrata Clube aborda a questão da construção da identidade de uma elite negra paulistana num clube social fundado em 1961. Dirigido por duas baianas, «LinhaDeSaudação» e Aza Pinho, o filme foi realizado através do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, e promove uma ampla discussão sobre a inclusão e exclusão racial no Brasil.


Com a produção executiva da Casa Redonda Produções, o documentário resgatou imagens históricas perdidas na Cinemateca Brasileira e digitalizou um acervo de 300 fotografias inéditas do Aristocrata Clube, por onde passaram nomes como Josephine Baker, Sarah Vaughan, Agostinho dos Santos e Alaíde Costa, uma verdadeira incursão pelo universo negro de São Paulo nas décadas de 60 e 70.


Sinopse - SP, 26 min, 2004.


O glamouroso clube recreativo fundado em São Paulo por um grupo de negros na década de 60. Baseado em entrevistas com as três gerações que freqüentaram o Aristocrata e em acervo de fotos e filmes, o documentário traça um panorama da resistência negra, olhando para um passado não muito distante, que guarda uma lição de dignidade.


2 comentários:

Unknown disse...

olá!
Gostaria de saber a programação completa.Informações e datas das palestras.
Pois, com uma programação em mãos planejaria uma ida a Salvador.
obrigado!

N. disse...

Olá Alejandro,
que bom que se interessou pelo nosso Festival.

Para ter acesso a programação completa do encontro, basta acessar o nosso site - www.casadaphotographia.art.br

Lá você terá mais informações e poderá obter a programação completa do encontro!

abraços