quarta-feira, 25 de julho de 2007

Agosto é o mês da fotografia na Bahia

Salvador e mais nove cidades da Bahia terão a fotografia como foco no mês de agosto. Vai acontecer a 3ª Edição do A gosto da fotografia - Festival Nacional de Photographia. O Evento vai durar todo o mês de agosto, com abertura marcada para o dia 2 de Agosto, às 19h, na Galeria ACBEU. O Festival é promovido pela Casa da Photographia e reúne exposições, cursos e palestras sobre a arte de fotografar. O A gosto é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil pelo segundo ano e tem curadoria de Ayrson Heráclito.


Esse ano, os destaques do Festival são a exposição do historiador e pesquisador alemão Titus Riedl, que mostra um estudo sobre a fotografia popular; O trabalho do renomado fotógrafo baiano Anísio Carvalho, que mostrará sua obra no programa Soterópolis da TV Educativa; e a fotógrafa alagoana Renata Voss que traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 durante visita ao extinto há mais de 10 anos Cine Plaza de Maceió.


O Festival ocupará espaços culturais importantes na Bahia, como a galeria da Aliança Francesa, a EBEC Galeria com a exposição do fotógrafo José Bassit, a Casa do Benin – espaço referência para a cultura afro em Salvador; o Museu da Misericórdia com a exposição “A natureza do homem no raso da Catarina” do fotógrafo Álvaro Villela e do mais novo Espaço da rede de livraria Saraiva em Salvador. O destaque no interior do estado são para as exposições no Centro Cultural Danneman da fotógrafa Valéria Simões, Kau Santana e Thereza Coelho na cidade histórica de São Félix.


Para o diretor geral do Festival, o fotógrafo e diretor da Casa da Photographia, Marcelo Reis, a importância do evento é a possibilidade de reunir fotógrafos e pessoas interessadas na arte do fotografar para exibirem trabalhos inovadores e para refletirem sobre a importância da fotografia no mundo contemporâneo. “
O Festival é um marco para a fotografia baiana, pois conta com a presença de novos e experientes fotógrafos de todo o país”, conta.


Pintura e fotografia no nordeste brasileiro


Fotopintura é a mostra de fotografias populares, uma pesquisa de Titus Riedl. O fotógrafo e também pesquisador da Universidade Regional do Cariri do Crato no Ceará, traz para a Bahia sua pesquisa sobre a fotografia popular, que alimenta o imaginário sobre a fotografia brasileira, com ênfase na cultura nordestina.


Na fotografia popular pesquisada por Titus constam técnicas tradicionais como o Lambe-Lambe, os Monóculos (meio-quadro) e a Foto-pintura que continuam fazer parte da identidade visual do Nordeste. O trabalho apresenta um projeto de resgate e valorização deste fotografar que já realizou exposições em Fortaleza, São Paulo e recentemente em Valença, na Espanha.


Imagens quase extintas


Da capital de Alagoas, Renata Voss traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 do extinto Cine Plaza, em Maceió. “O processo de construção das imagens foi primeiro a captura digital e por fim a sua impressão artesanal em um dos processos históricos alternativos, o cianótipo”, conta a fotógrafa. As fotografias que tinham como objetivo primário uma tentativa de um simples registro terminam esbarrando em parcialidade. “É a construção através de recortes de uma memória em processo de destruição”, diz Renata.


Renata Voss, 24 anos, alagoana, é publicitária. Em novembro de 2004 expôs na Saudável Casa Subversiva a obra “Pormenores de Uma Carroça”, que em março de 2005 participou da Mostra Universitária da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, realizada no Pavilhão Fundação Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo.



Um olhar sobre a antiga Bahia


Um dos mais renomados fotógrafos da Bahia, também fará parte do A gosto - Festival Nacional de Fotografia. Anísio Carvalho vai mostrar seu trabalho de foto-jornalístico que realizou sobre a Bahia das décadas de 50, 60 e 70. As fotos de Anísio, com curadoria de Marcelo Reis, irão compor o programa Soterópolis da TV Educativa no mês de agosto.


Nascido em Conceição de Feira, Anízio veio para Salvador no final dos anos 1940. Com 12 anos, começou a trabalhar com serviços domésticos para Leão Rosemberg. Não demorou muito para entrar no mundo da fotografia. Hoje, os prêmios são muitos para as milhares de fotos clicadas.


Salão de Novos


Jovens ocupam o Festival e mostram trabalhos inovadores com fotografia. As exposições “Chuvas Esquecidas” de Ingrid Klinkby e “Oferecer à sombra um calor” de João Meirelles uma câmera fotográfica Lomo participarão A Gosto da Fotografia com a mostra Salão de novos na sala de arte Cine XIV no Pelourinho.


Os jovens das ONGs também participam. Como é o caso do CRIA, Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Escola Kabum de arte e tecnologia da CIPÓ – Comunicação Interativa e do Centro Cultural de Plataforma que mostrarão exposições feitas pelos jovens das instituições.


Além disso, o Liceu receberá Marcelo Reis, diretor do Festival para uma palestra no mês de agosto. No Centro Cultural de Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador e no Cabula, os jovens Carol Garcia e Denis Sena juntaram a fotografia e o grafite e montaram o curso foto-grafite que será gratuito para crianças e adolescentes desses bairros. Os oficineiros também farão uma exposição coletiva chamada “vira-raça” sobre cachorros da cidade e Carol aproveita para mostrar sua exposição individual chamada “Da retina da rua” sobre os grafiteiros da capital baiana.

A Gosto no Sertão


O A Gosto da fotografia também está no sertão. As cidades de Capela, Riachão do Jacuípe, Pintadas e Feira de Santana, receberão as oficinas do projeto Câmera na lata. Jovens dessas localidades participarão de oficinas de fotografia usando latas de alumínio, onde aprenderão o básico dos elementos do fotografar. As oficinas serão gratuitas e apoiadas por instituições locais durante todo o mês de agosto.


Foto: Titus Riedl

Nenhum comentário: